ACIDENTE DE KITE NO BRASIL E NOS EUA

Aê galera!Essas são notícias que não gostamos de dar !Mas como vivemos de avaliações e trabalhamos em cima de erros é muito importante que avaliemos estas duas situações para evoluir.Estes acidentes nunca ocorrem por um único equívoco e sim uma seqüência de fatos e erros!
Acidente nos EUA
http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2487&contentid=208308

Acidente em Maceió
http://www.mobiussports.com.br/read.asp?ID=3221&curPage=1&search

Em ambas situações a avaliação metereológica foi praticamente nula ,tanto pelo vídeo do terra nos EUA, quanto pelo relato das pessoas presentes no dia do acidente em Maceió.Lidamos com a natureza e sabemos que ela pode mudar de um minuto para outro!Mas nunca acreditamos que ela pode mudar na hora que nós estamos velejando!Outro ponto que observei no vídeo (do terra) é o não acionamento do "quick realise".A velocidade que o fato ocorre , dificulta o raciocínio nos "cristalizando".O que é normal em situações inesperadas.
Vale aqui uma parada para reflexão.
No tempo em que voava de parapente, tínhamos um exercício mental que praticávamos para tentar ser efetivos numa situação como essa, ou em uma situação de queda livre com a asa descontrolada.Se chama conversa de “travesseiro”. Sempre mentalizávamos situações de colapso onde tínhamos que reagir e seguir os procedimentos de segurança para cada situação!Fazendo com que tivéssemos instinto em uma situação real.Então vamos lembrar antes de dormir, na hora que paramos para respirar fundo, que possuímos duas mãos e com uma delas por mais difícil que seja, podemos tentar controlar a vela e com a outra e de olhos fechados podemos levar a outra mão o mais rápido possível para o eject(quick realise) .
Tudo isso instintivamente.
Se seguirmos em nossa "conversa de travesseiro" podemos nos imaginar assim posicionados em vôo desgovernados.Possibilitando uma chance de ejetar o kite quando tocarmos ao chão ou quando estivermos próximos dele. Antes da decolagem na hora de nos engatar ,durante o velejo sempre é bom olhar para o sistema de segurança e lembrar- nos que ele existe e deve ser usado.
Não exite em lançar seu para quedas reserva ao primeiro sinal de descontrole,não exite em acionar seu "quick realise" .
Estamos falando de suposições!Pode acontecer com qualquer um de nós!
Refletir e preciso!
Fico por aqui com meus sinceros sentimentos!
Lingue Wacker
Escola Kite&Surf Ibiraquera